“Em 25 de outubro comemoramos o Dia do Cirurgião-Dentista. A data é simbólica para a classe, que tem feito avanços sistemáticos em todo Brasil. Tais progressos ocorrem nas mais diversas áreas, sendo notáveis a ampliação da oferta de atendimento no setor público, os investimentos da iniciativa privada, o crescimento da indústria especializada e os constantes progressos na área acadêmica. Mas talvez seja no âmbito científico que podem ser notadas as maiores evoluções.
Podemos dizer, com orgulho, que o Brasil está hoje em segundo lugar no que se refere ao número de publicações científicas anuais na área de Odontologia. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, conquistando espaço entre as mais importantes publicações científicas internacionais. A informação foi confirmada durante a 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) – Divisão Brasileira da Association for Dental Research (IADR), realizada no segundo semestre de 2017 no município de Campinas.
Tal fato é merecedor de amplo reconhecimento. O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e cientistas possui um resultado prático de extrema importância: o benefício à população. Ou seja, produção científica intensa, com quantidade e qualidade, significa avanços em métodos, técnicas e equipamentos para atendimento dos pacientes. Como consequência, observamos a melhoria da Saúde Bucal como um todo.
Mas se por um lado temos uma Odontologia de ponta, reconhecida internacionalmente, por outro devemos admitir que as estatísticas nacionais de acesso aos tratamentos odontológicos precisam evoluir mais. É essa equação contraditória que precisamos solucionar. Os progressos da Odontologia devem extrapolar a área científica e chegar aos consultórios e clínicas, proporcionando melhores condições de atendimento aos cirurgiões-dentistas, de forma que haja maior valorização da profissão e mais saúde para a população.
É, portanto, fundamental que os setores público e privado encontrem os caminhos corretos para que os avanços da produção científica possam ter reflexos práticos com maior rapidez e amplitude. Assim, no futuro, poderemos comemorar melhores resultados nas estatísticas de Saúde Bucal. Quem se beneficiará será o brasileiro, que poderá sorrir mais e melhor. Essa é nossa busca diária.”
Claudio Miyake, cirurgião-dentista e presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)
Publicado no Jornal O Diário de Mogi, 21 de outubro de 2017. clique aqui
Publicado no Site Diário do Grande ABC, 25 de outubro de 2017. clique aqui
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados