“Pode parecer assustador, mas o fato é que 16 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes. Eles correspondem a 11% da nossa população. Se avaliarmos apenas as pessoas com 60 anos ou mais, as estatísticas sobem bastante, sendo que 41,5% dos idosos são completamente desdentados. Essa condição não permite que o indivíduo possa mastigar, falar ou sorrir adequadamente.
Os números são do IBGE e demonstram que precisamos avançar na atenção à Saúde Bucal em todo o território nacional. Essa é uma discussão que devemos manter em pauta de forma constante. Mas ela é ainda mais pertinente nesse mês de outubro, quando comemora-se o Dia do Cirurgião Dentista.
O Brasil é o país com maior número de cirurgiões-dentistas em todo o mundo e ainda assim o acesso da população está longe do ideal. Tal contradição ocorre porque a maior parcela do atendimento ainda se dá nos consultórios e clínicas particulares. Precisamos equilibrar essa conta! E isso passa, necessariamente, pela ampliação do serviço público de Saúde Bucal!
O acesso ao atendimento odontológico é muito mais do que tratamento e prevenção de dor. Ele significa também que serão garantidas a dignidade e a autoestima dos pacientes. Diversos estudos apontam que um bom sorriso promove bem estar físico e psicológico. O indivíduo que não consegue sorrir adequadamente tem dificuldades de inserção no mercado de trabalho e de interação social.
Atendimento em Saúde Bucal também significa prevenção a doenças como o HPV e o câncer de boca. Para se ter uma ideia, quase cinco mil pessoas morrem no Brasil, anualmente, em razão do câncer bucal. A doença pode ser diagnosticada facilmente, mas, por falta de ações de prevenção, boa parte da população só procura o tratamento em estágio avançado.
Felizmente também há progressos e boas perspectivas para o futuro. Um bom exemplo disso é o fato que de 70% dos municípios paulistas realizam adequadamente a adição do flúor nas águas de abastecimento. Esse dado aponta que as prefeituras compreendem a importância da Saúde Bucal e, principalmente, que a população está sendo beneficiada por uma política pública simples e eficiente no combate à cárie.
Ainda há muito a ser conquistado e estou certo de que continuaremos avançando. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) tem buscado, de forma sistemática, a promoção da Odontologia e do cirurgião dentista. Profissionais valorizados significam pacientes melhor assistidos. E é disso que precisamos para conquistar estatísticas mais positivas da Saúde Bucal no Brasil. Dessa forma, no futuro, todos poderemos sorrir mais e melhor!”
Claudio Miyake, cirurgião dentista e presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)
Publicado no Jornal Diário do grande ABC, 26 de outubro de 2016. clique aqui
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados