Mogi das Cruzes precisa de um CETAS

06/10/2015

“Recentemente três corujinhas raras foram encontradas por um eletricista que fazia a troca de um poste na zona rural de Mogi das Cruzes. As aves foram acolhidas voluntariamente pelo veterinário Jefferson Leite e levadas para um centro de triagem em Cubatão. Elas poderiam ter permanecido na cidade, caso houvesse aqui um local preparado para o recebimento.

 

Outros casos ganharam destaque na mídia, como os de um bicho-preguiça eu sofreu queimaduras por eletrocussão e de uma jararaca resgatada suja de piche. Atualmente, os animais precisam ser tratados por voluntários até que se reestabeleçam ou que sejam encaminhados a centros especializados em outras cidades.

 

O Parque Ecológico do Tietê recebeu e tratou 1.903 animais resgatados na região do Alto Tietê desde 2011. Deste total, 1.619 são de Mogi das Cruzes. Além disso, dados da Polícia Ambiental indicam que, apenas nos anos de 2014 e 2015, foram realizados cerca de 350 depósitos de aves silvestres em criadouros legalizados e mais 90 animais foram entregues ao órgão. Além disso, o Centro de Zoonoses da Prefeitura recebeu 58 casos desde janeiro de 2014.

 

Os números são altos e revelam que Mogi das Cruzes precisa de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). A criação da unidade vem sendo defendida pela sociedade civil, já com movimento nas redes sociais, e deve ser debatida também pelo Poder Público. Recentemente, levei o assunto a três secretários municipais e todos demonstraram enorme boa vontade na viabilização da ideia.

 

O projeto já começa a se delinear, com a possibilidade, por exemplo, de criação da unidade dentro do Parque Municipal. Também já existe uma pré-análise de que a administração do CETAS poderá ser feita via PPP (Parceria-Público-Privada), o que permitirá maiores chances de arrecadação de recursos, a exemplo do que ocorre em outros municípios. Tudo isso, no entanto, é apenas o começo. Muitas ações e discussões ainda estão por vir, inclusive junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Consultivo do Parque Municipal.

 

O mais importante, no entanto, é que o assunto está em pauta na cidade. O debate é o passo fundamental para que ideias se concretizem. Iniciamos a nossa parte levando a pauta para o plenário da Câmara de Mogi das Cruzes. Faça o mesmo! Discuta o assunto com seus amigos, participe e junte-se a essa causa. Sociedade civil e Poder Público podem construir juntos novos projetos para Mogi das Cruzes. Este projeto é, com certeza, uma justa causa”.

 

Claudio Miyake

 

Publicado no jornal O Diário, 06 de outubro de 2015. Clique aqui.

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake