Lei de conscientização sobre a Esclerose completa um ano

30/08/2016

Miyake (2) (1)A legislação municipal de conscientização sobre a esclerose múltipla completou um ano nesse mês de agosto. A lei número 7073 é de autoria do vereador Claudio Miyake e prevê a criação do Dia Municipal da Esclerose Múltipla, a ser comemorado anualmente em Mogi das Cruzes, sempre no dia 30 de agosto. A data comemorada hoje em todo o mundo tem objetivo de orientar os mogianos sobre o que é a esclerose e a importância de um diagnóstico rápido.

Claudio Miyake explica que a esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central dos pacientes. Ela pode se manifestar de diversas maneiras e o diagnóstico é clínico, feito por médicos de acordo com as queixas e sintomas dos pacientes. “A esclerose múltipla não tem cura, porém, é importante que o paciente tenha um diagnóstico rápido para ter mais qualidade de vida”, destaca o vereador.

Ainda de acordo com Miyake, é importante que familiares e demais pessoas próximas ao portador da esclerose múltipla entendam o que é a doença e suas consequências para que possam apoiar o paciente de forma correta. “Essa é uma patologia que exige muito esclarecimento e conhecimento. O Dia Municipal da Esclerose Múltipla é um símbolo importante de alerta para a necessidade de conscientização sobre a doença”, destaca.

A Lei Municipal prevê que o Dia Municipal da Esclerose Múltipla tem como principal objetivo a promoção de ações educativas, preventivas, terapêuticas e legais relacionadas à esclerose múltipla, além de garantir a “democratização de informações sobre as técnicas e procedimentos existentes no tratamento da esclerose múltipla”. A legislação prevê que as campanhas poderão ser realizadas pela Administração Municipal, assim como por entidades relacionadas ao tema.

Além de Claudio Miyake, também são autores da lei os vereadores Protássio Nogueira e Carlos Evaristo.

Estatísticas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30 mil brasileiros são portadores de esclerose múltipla. Não há estatísticas oficiais que indiquem o número de pacientes com a doença em Mogi das Cruzes.

 

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake