Claudio Miyake

Sobre os “Tiradentes” de hoje e de amanhã

21/04/2017

“Hoje, dia 21 de abril, é comemorado o dia de Tiradentes, herói nacional do movimento de independência. Nascido em Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier foi dentista, o que na época resumia-se basicamente à extração de dentes e alívio da dor dos pacientes.

Mas, afinal, quem são os “Tiradentes” da atualidade? Hoje o cirurgião dentista é fundamental para a Saúde. Ele atua nas mais diversas áreas, oferecendo tratamentos para alívio da dor e correção de funções, além de soluções estéticas e cirúrgicas diversas. Ele garante que os pacientes possam falar, mastigar e sorrir melhor. Ou seja, é de inegável importância para o bem estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Poucos sabem, mas o Brasil é o país que concentra a maior quantidade de cirurgiões dentistas em todo o mundo. Estatísticas do fechamento da última década apontavam que o Brasil possuía cerca de 20% dos profissionais de todo o globo, com cerca de 200 mil inscritos no Conselho Federal de Odontologia. Dados do próprio CFO apontam que os números subiram de forma expressiva e hoje já somos 280 mil.

O Estado de São Paulo reúne atualmente grande parcela desse número, com cerca de 85 mil cirurgiões dentistas inscritos. A Odontologia paulista, assim como a brasileira, destaca-se também por sua excelência. Temos o que há de mais moderno e inovador em Saúde Bucal, sendo que somos referência internacional em diversas especialidades.

Entretanto, a significativa quantidade de novos profissionais da Odontologia que ingressa no mercado de trabalho anualmente chama a atenção e é alvo de preocupação do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). Mais cirurgiões dentistas são necessários para que haja maior oferta de Saúde Bucal à população, mas é importante haver acompanhamento e fiscalização da formação profissional.

Justamente para buscar a formação de cirurgiões dentistas bem preparados, o CROSP deu um passo importantíssimo e pioneiro ao aplicar o Teste de Progresso. A prova foi realizada pela primeira vez em 2017, por meio de parcerias com diversas universidades paulistas. Foram avaliados alunos, professores e instituições, sendo que os resultados deverão ser compilados em breve.

A ideia é de que o teste, hoje um projeto opcional, transforme-se em uma prova obrigatória que possa contribuir para a melhora contínua na qualidade do ensino ofertado aos futuros cirurgiões dentistas.

Queremos uma Odontologia cada vez mais valorizada e moderna. Mais do que isso, queremos a formação de profissionais cada vez mais competentes no amanhã. Quem ganha é a Saúde. A maior beneficiada é a população.”

Claudio Miyake é cirurgião dentista e presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)

Publicado no Jornal O Diário de Mogi, 21 de abril de 2017. clique aqui

Publicado no Site Nortão Noticias, 17 de abril de 2017. clique aqui

Publicado no Site Jornal de Nova Odessa, 22 de abril de 2017. clique aqui



Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake