Claudio Miyake

Doses remanescentes de vacina contra a gripe liberada para a população

04/06/2019

vacina-gripe-vacinação-sorocaba-980x642Nesta segunda (03.06), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programa de Saúde da Família (PSF) passaram a oferecer a vacina contra a gripe para a população em geral. As doses ofertadas são remanescentes da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que aconteceu entre 10 de abril e 31 de maio e teve como objetivo vacinar crianças, gestantes e grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza.

 

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem o imunobiológico, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A (H1N1), A (H3N2) e B. O ministério da saúde, em seu comunicado sobre a vacinação, reforça que a vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.


Panorama da gripe – Brasil e Mogi das Cruzes

 

Neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. Em Mogi das Cruzes, no ano de 2018 foram notificados 29 casos da doença, dos quais, 6 evoluíram para óbito. Ainda assim, em 2019 a procura está abaixo do objetivo do Ministério da Saúde. 92.230 mogianos do grupo prioritário foram imunizados, o que corresponde a 78,1% do público total. O objetivo era alcançar 90% dessa população.

 

Visando aumentar o percentual de imunizados em queda nos últimos anos, o governo federal lançou o Movimento Vacina Brasil. A iniciativa será difundida ao longo de todo o ano, não apenas durante as campanhas de vacinação, e vai reunir uma série de ações integradas entre órgãos públicos e empresas, para conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública.

 

Atualização em 05.06.2019
A Secretaria de Saúde solicitou novos estoques da vacina para ampliar o atendimento do município.



Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake