Claudio Miyake

Reunião com secretário de Saúde discute combate à pandemia

16/12/2020

O secretário municipal de Saúde, Dr. Henrique Naufel esteve na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes hoje (16 de dezembro) para informar os detalhes das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade de Mogi das Cruzes. O pedido foi realizado por iniciativa do vereador Iduigues Martins (PT) na sessão de ontem (15 de dezembro) presidida pelo vereador Claudio Miyake (PSD) em decorrência do afastamento do vereador e presidente da Câmara, Sadao Sakai (PL), que está internado após testar positivo para a Covid-19.

Na reunião desta quarta-feira, presidida pelos vereadores Claudio Miyake e Otto Rezende, representantes da Comissão Permanente de Saúde, Zoonoses e Bem Estar Animal, o secretário informou que: “Desde segunda-feira (14 de dezembro), já estão em funcionamento 30 novos leitos de enfermaria para pacientes internados com Covid-19 nas dependências da UnicaFisio. Com isso, só o Hospital Municipal passa a contar com 124 leitos exclusivos para pacientes internados por conta do novo coronavírus”.

Os novos leitos servem de retaguarda para casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada com sucesso no Hospital de Campanha. “Também já estamos finalizando a montagem de 20 leitos de terapia intensiva no Municipal, que irá somar aos 34 já existentes”, acrescentou.

O secretário explicou ainda, que a ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação em andamento com o Governo do Estado desde o mês passado, antecipando as ações necessárias para garantia de atendimento na fase atual de nova alta nos casos e internações. Foram enviados 20 respiradores e, nos próximos dias, devem chegar os monitores multiparamédicos para complementar as estruturas necessárias.

Até o momento, o município de Mogi das Cruzes soma 11.971 casos positivos, dos quais, infelizmente, 518 óbitos. O índice de ocupação dos leitos no Hospital Municipal, onde funciona o Centro de Referência do Novo Coronavírus, é de 50% na enfermaria e 73% na UTI Covid. Considerando todas as unidades do município, com exceção do Hospital Luzia de Pinho Melo, que deixou de integrar o Comitê Municipal no início da semana, esses índices sobem para 57% enfermaria e 76% UTI.



Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake