Mogi News – Câmara vai auxiliar Seccional a obter prédios e estagiários

23/03/2017

Por volta das 17 horas de ontem, logo após o término da sessão ordinária, os vereadores se reuniram na Sala de Reunião da Câmara de Mogi das Cruzes com o delegado seccional Marcos Batalha para expor algumas questões e tentar arrumar uma solução junto ao responsável pela Polícia Civil da cidade e região.

Ao final, depois das explicações de Batalha ao grupo liderado por Cláudio Miyake (PSDB), que é presidente da Comissão de Transportes e Segurança Pública do Legislativo, o Pastor Carlos Evaristo da Silva (PSD), que preside a Câmara, divulgou que os parlamentares irão auxiliar o delegado seccional e a Polícia Civil a tentar conseguir prédios adequados para o 3º Distrito Policial (DP) de César de Souza, para a Delegacia de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), além de pleitear mais estagiários para reforçar as equipes nos plantões dos distritos policiais e, com isto, acabar com a demora para a confecção de boletins de ocorrência (BOs).

Miyake iniciou a reunião acompanhado dos outros dois integrantes da comissão, Diego de Amorim Martins (PMDB) e Mauro de Assis Margarido (PSDB), porém vários participaram. Ele explicou que a segurança tem sido uma constante preocupação e que a ideia do encontro era debater e propor soluções para os principais problemas apontados pelos munícipes. “Hoje (ontem) trouxemos a Polícia Civil, bem representada na pessoa do Marcos Batalha, que mora na cidade e, portanto, a conhece muito bem. Na próxima segunda-feira, virá a Polícia Militar, por meio da coronel Mônica, que comanda o CPA-M/12, e o tenente-coronel Kamiyama, comandante do 17º Batalhão”, adiantou. “Depois, chamaremos a Guarda Civil Municipal (GCM) e os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para, então, agendarmos uma audiência pública também”.

Batalha ouviu os questionamentos e explicou que, quanto ao efetivo, o problema é que muitos estão se aposentando. “A prefeitura e a Câmara já nos ajudam, mas precisamos de mais. Hoje temos 13 estagiários, mas precisamos de mais uns 25. O ideal seria ter cinco por delegacia, sendo que Mogi tem mais de dez unidades policiais. Só assim acabaria a demora no atendimento”, pontuou.

O delegado seccional comentou ainda que o prédio do 3º DP de César de Souza está muito obsoleto e que a Dicma pode até sair de Mogi – hoje está onde era o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) em Brás Cubas – caso não encontre imóvel adequado.

Já o vereador Rodrigo Valverde (PT) sugeriu que o Legislativo estude uma forma de destinar verba no Orçamento ou emenda na lei para que a Câmara ajude a Polícia Civil a viabilizar a contratação de estagiários.

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake