Jornal – DAT

28/03/2017

Polícia Militar garante que município tem bons índices, em especial quando comparado com os demais da região.

Mogi das Cruzes é a quarta cidade do Estado e a primeira da Região Metropolitana em solução dos casos registrados no Disque Denúncia. A informação positiva em relação ao trabalho da corporação foi apresentada ontem pela comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M-12), coronel Mônica Dias Ferreira, durante reunião realizada na Câmara.

No encontro, solicitado pela Comissão de Transportes e Segurança Pública do Legislativo, a comandante, ao lado do responsável pelo 17º Batalhão da Polícia Militar em Mogi, o tenente-coronel Felício Kamiyama, reconheceu um déficit de 15% do efetivo, mas enfatizou que Mogi hoje apresenta bons índices, em especial quando comparado com as demais cidades da região.

“É importante trabalharmos juntos, como está sendo feito aqui hoje, porque assim se dá uma comunidade estruturada, como temos em Mogi. Por isso a cidade está um pouco acima das demais, com índices considerados baixos, com exceção dos roubos, o que creditamos a essa dificuldade econômica vivida no País”, declarou a coronel, que foi questionada pelos vereadores também sobre um possível aumento do efetivo.

Segundo ela, o Ministério Público questionou a seleção dos policiais em função da falta de uma lei de egresso. “Essa pendência impedia a formação de novos agentes em 2014 e 2015. Somente neste ano se conseguirá mais policiais, mas não existe ainda um número de quantos virão para a região”, declarou.

A comandante destacou ainda que, mesmo sem o efetivo ideal, os batalhões têm agido com inteligência, foco e motivação dos policiais. “Hoje temos 1.550 postos fixos na PM, mas com efetivo de 1.290 agentes, aproximadamente. Apesar disso, Mogi é a quarta cidade do Estado e a primeira da Região Metropolitana em solução dos do Disque Denúncia, ou seja, é feito um trabalho que mostra resultados bastante satisfatórios”.

A reunião contou com a presença do presidente da comissão, Cláudio Miyake (PSDB), do presidente da Câmara, Carlos Evaristo da Silva (PSD), além dos vereadores Emerson Rong (PR), Diego Martins (PMDB), Edson Santos (PSD), Fernanda Moreno (PV), Marcos Furlan (DEM), José Francimário Viera (PR), o Farofa, Mauro de Assis Margarido (PSDB), Protássio Nogueira (PSD) e Péricles Bauab (PR).

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake