Mogi das Cruzes está em 29º lugar no ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia o saneamento básico nas 100 maiores cidades brasileiras. O município avançou dez posições desde a divulgação dos últimos levantamentos, ocorrida nesse ano de 2017 com dados referentes a 2015. O resultado coloca Mogi em melhor posição do que 21 capitais de estados brasileiros. Os dados foram divulgados pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) por ocasião do Dia Mundial da Água e foram reconhecidos também pela Câmara Municipal. Nessa semana, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de aplausos e congratulações à autarquia.
A moção é de iniciativa do vereador Claudio Miyake e foi apresentada em plenário no dia 28 de março. O documento destaca os significativos avanços conquistados pela autarquia durante as administrações de Junji Abe e Marco Bertaiolli, que investiram especialmente na ampliação do tratamento de esgoto das residências mogianas. Com a aprovação, a moção será enviada a ambos os ex-prefeitos, assim como ao atual, Marcus Melo, que fez parte diretamente dos processos de avanços do Semae, já que o mesmo foi diretor geral da autarquia na última gestão.
“Mogi tem muito a avançar no tratamento da água e do esgoto, mas são inegáveis a conquistas dos últimos anos. Elas se converteram em resultados concretos, colocando Mogi das Cruzes entre a cidades mais bem ranqueadas na área, em todo país. É importante que a Câmara reconheça os avanços e contribua, naquilo que for possível, para que os índices continuem crescendo, afinal saneamento básico significa mais saúde e qualidade de vida para a população”, destaca o vereador Claudio Miyake.
A moção destaca que o bom desempenho mogiano no levantamento do Instituto Trata Brasil é consequência direta do crescimento nos índices de tratamento de esgoto, que saltaram de 56,39% para 60,93% apenas entre os anos de 2014 e 2015. O documento lembra que tal cenário só foi possível graças aos investimentos iniciados na gestão de Junji Abe que elevou de 0,5% para 40% o tratamento de esgoto, após a construção da ETE. Em seguida, Marco Bertaiolli deu continuidade aos investimentos na área, sendo que hoje Mogi das Cruzes coleta 95% dos efluentes domésticos e trata quase 61%. “O prefeito Mracus Melo foi diretor do Semae e está compromissado com a viabilização de novos avanços”, disse Miyake.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados