A Câmara de Mogi das Cruzes recebeu, na noite de 14 de outubro de 2015, o Seminário de Apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Transportes, a pedido da Comissão Permanente de Transportes da Câmara, presidida pelo vereador Claudio Miyake. Destinado à sociedade civil, o evento foi realizado no auditório Tufy Andere e contou com a presença de vários munícipes e representantes de segmentos específicos, como ciclistas, urbanistas e líderes comunitários.
O secretário Nobuo Aoki Xiol e representantes da empresa Oficina Engenheiros Associados fizeram a apresentação do que é o Plano de Mobilidade e quais seus objetivos, além de dados estatísticos do município. Os levantamentos mostram, por exemplo, que nos últimos 4 anos, Mogi das Cruzes teve um crescimento de 26% na frota de automóveis e de 24% na de motocicletas, para um crescimento de 5% da população. Esse cenário reflete-se negativamente no trânsito e no transporte púbico. Uma questão positiva é que, apesar do crescimento da frota, o número de passageiros nos ônibus coletivos também tem registrado crescimento.
“Os dados mostram um cenário preocupante, com uma frota de veículos cada vez maior no município. Esse cenário é agravado por questões históricas, como as ruas estreitas e a existência dos trilhos dos trens, que dificultam a organização urbanística da cidade para maior fluidez. Mas o plano de mobilidade será construído justamente para apontar as soluções necessárias e nortear as ações do Poder Público nos próximos 10 ou 20 anos”, destaca o vereador Claudio Miyake.
Estavam presentes no seminário o presidente da Câmara, Antonio Lino, e os vereadores Iduigues Martins, membro da Comissão de Transportes, Juliano Abe, Pedro Komura, Marcos Furlan, Mauro Araújo, Emerson Rong e Caio Cunha. Dezenas de munícipes participaram do seminário e apresentaram propostas. Entre eles, Ubirajara Nunes, diretor do grupo Família de Ciclistas, que pertence ao coletivo Mountain Bike Mogi das Cruzes. “O coletivo se reuniu de maneira que possa defender os interesses do ciclista, seja ele um atleta ou um cidadão que utiliza a bicicleta para trabalho ou lazer. O seminário abre uma possiblidade de o segmento do ciclismo propor sugestões e contribuir”.
Xiol procurou ressaltar que após o seminário haverá a realização de duas audiências públicas, sendo que na última, marcada para 21 de novembro, serão apresentadas as propostas finais para o plano de Mobilidade Urbana. “Logo em seguida, encaminharemos o projeto de lei para apreciação da Câmara”, informou.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados