Cerol é uma arma e pode matar

08/08/2015

“A comercialização e a utilização de cerol são ilegais em Mogi das Cruzes. A proibição está prevista na lei municipal 6.953 de agosto de 2014. As pessoas que forem flagradas vendendo ou utilizando os materiais cortantes estão sujeitas a multas pesadas. Proibir é o primeiro passo para o combate ao problema. Mas apenas a legislação não é suficiente. É preciso também que haja conscientização.

 

Com essa certeza, lancei na cidade a campanha “Cerol é uma arma”, para conscientizar a população sobre os perigos dos materiais cortantes. E eles não são poucos. Em janeiro deste ano, Mogi das Cruzes registrou a morte do motoboy Romário Caique Silva. Outros acidentes menos graves levam as vítimas para hospitalização e deixam nelas fortes cicatrizes dos cortes.

 

Além disso, há ainda os prejuízos à rede elétrica. Dados da EDP mostram que, somente no ano passado, 340 mil residências ficaram sem energia elétrica no Alto Tietê por causa de pipas e balões. Em Mogi das Cruzes, 100.106 pessoas foram prejudicadas pelos incidentes. Também é importante ressaltar que o cerol é condutor de energia e, portanto, também representa risco de morte para quem empina a pipa.

 

A campanha “Cerol é uma arma” foi realizada entre os dias 1 de julho e 7 de agosto. Nesse período, cerca de 15 mil panfletos foram distribuídos com a mensagem de proibição de comercialização dos cortantes. Além disso, outros milhares de pessoas foram envolvidos na campanha por meio da Internet, através de e-mails e das redes sociais. As ações, que também incluíram um grande festival de pipas no Parque Centenário, contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, Guarda Municipal, Câmara Municipal, EDP e Linhas Resistente.

 

Agora chegamos ao encerramento das ações desta campanha. O balanço pode ser considerado animador por dois aspectos principais. Em primeiro lugar, as pessoas responderam bem à mensagem e demonstraram apoio à causa. Em segundo lugar, não registramos qualquer incidente grave com linhas cortantes em Mogi das Cruzes no decorrer do mês de julho, que estatisticamente é o período com maior índice de acidentes envolvendo cerol.

 

A pipa é uma brincadeira saudável e tradicional, que deve ser mantida com os devidos cuidados. A campanha chega ao fim, mas a mensagem permanece. Lembre-se sempre: cerol é arma e pode matar.”

 

Claudio Miyake 

 

Publicado no jornal O Diário, 11 de agosto de 2015. Clique aqui.

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake