Em sessão solene na Festa do Divino 2015, realizada na tarde de 23 de maio de 2015, os vereadores Cláudio Miyake e Juliano Abe entregaram o título de cidadão mogiano a Franscisco Alves de Oliveira, o mestre Chico Preto, que comanda há mais de 50 anos a tradicional “Congada de São Benedito-Coração de César de Souza” durante a Entrada dos Palmitos. Aos 81 anos, ele é considerado uma das figuras mais importante e produtiva nas tradições culturais do Município.
Participaram da solenidade o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, e o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, representando o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Anfitriões do evento, os festeiros da edição de 2015 Célio Roberto Cunha Mello e Maria Isabel da Silva Mello e os capitães de mastro Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz também prestigiaram a homenagem.
Emocionado, o congadeiro esforçou-se para falar ao microfone. “Eu só tenho a agradecer a todos vocês por este carinho. Estou com 81 anos e espero chegar aos 100 aqui com vocês. É isso. E viva a Congada São Benedito e viva o Espírito Santo e a Festa do Divino”, disse, arrancando aplausos.
Miyake falou sobre as razões que o levaram a conceder o título. “Ele é líder da Congada e já se tornou um ícone na Festa do Divino. Por seus relevantes serviços prestados à cultura, não só na Festa do Divino como na Festa de São Benedito, entre outras, é que decidimos fazer esta singela homenagem”.
O vereador Juliano Abe destacou a riqueza de etnias em Mogi. “Hoje podemos verificar como é rica e plural a cultura do povo de Mogi. Quem diria: eu e o Miyake, dois vereadores de olhos puxadinhos, termos a honra de prestar esta homenagem ao Chico Preto”, comentou.
O secretário Mateus Sartori também destacou a relevância do gesto dos parlamentares. “Obrigada a Câmara pelo reconhecimento dado hoje a seu Chico. É algo que contribui para a cultura e ajuda a difundi-la. Obrigada seu Chico por toda a dedicação. Temos a maior Festa do Divino do Brasil e a maior Congada de todo Estado de São Paulo”.
Bruno Caetano elogiou a tradição da Festa. “É divina como diz o próprio nome. Muito bonita toda esta miscigenação brasileira que podemos prestigiar em Mogi. Seu Chico, o senhor já era cidadão mogiano de fato e agora passará a ser de direito e papel passado. Parabéns”.
Mello, o festeiro, agradeceu. “Obrigada pela homenagem e que o Espírito Santo ilumine todos os corações”.
Biografia
Chico Preto nasceu em Cunha, no Vale do Paraíba, e chegou a Mogi das Cruzes aos 12 anos, em 1948. Aos 23, casou-se com Maria de Oliveira, falecida no ano passado, com quem teve três filhos biológicos e dois adotivos, além de dez netos. Filho de sanfoneiro, Chico Preto fundou a Congada de São Benedito aos 30 anos de idade. Hoje, o grupo tem fundamental importância para a tradição cultural da cidade.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados