Ciclistas apresentam propostas pela mobilidade

04/08/2016

 

foto coletivoO coletivo MTB, que reúne diversos grupos de ciclistas de Mogi das Cruzes, elaborou documento com um total de 12 propostas para a melhoria da mobilidade urbana na cidade.  A carta com a relação de sugestões foi divulgada em reunião promovida com apoio do vereador Claudio Miyake, presidente da Comissão Permanente de Transportes da Câmara, com a presença de Marcus Melo e Juliano Abe, pré-candidatos aos cargos de prefeito e vice de Mogi das Cruzes, respectivamente. O evento contou com a presença de dezenas de ciclistas.

O tema da mobilidade urbana vem sendo acompanhado de perto por Claudio Miyake. O vereador promoveu diversas audiências e reuniões para discussão do tema dentro da Câmara Municipal. Além disso, foi autor do requerimento que solicitou à Prefeitura a manutenção do programa Pedala Mogi, incialmente previsto para ser encerrado no mês de fevereiro. A pedido dos ciclistas, Claudio Miyake agendou a reunião ocorrida no dia 27 de julho para apresentação das 12 propostas elaboradas pelo coletivo.

“Meu mandato tem duas características importantes. A primeira é a postura propositiva, na busca das melhores soluções para a cidade. A segunda é a participação popular. Sempre promovo reuniões e audiências para receber a população e entender as demandas da cidade. Os ciclistas são um segmento organizado que merece ser ouvido”, destaca Miyake.

Entre as 12 propostas apresentadas pelos ciclistas estão a criação da primeira ciclorrota da cidade, implantação de ciclovias e ciclofaixas ligando os parques e praças, campanhas de conscientização sobre uso das bikes, estímulos à implantação de bicicletários privados e sinalização de trilhas. Os pedidos também incluem medidas para incentivo ao biciross e a criação de um bike park dentro do município. O coletivo ainda reivindica que seja implantado o sistema clicloviário proposto pelo grupo durante as discussões do plano de mobilidade urbana.

Claudio Miyake informou que vai avaliar os pontos propostos e que deverá verificar quais medidas podem ser adotadas com maior rapidez, por meio da Câmara Municipal. “O estímulo ao ciclismo é importante porque significa mais mobilidade, menos poluição e mais qualidade de vida. Pretendo avaliar as propostas apresentadas pelos ciclistas, de forma que possamos tirar as primeiras ideias do papel de forma rápida”, pontua o vereador.

 

Relação de propostas apresentadas pelo Coletivo MTB

1 – Criação da primeira ciclorrota da cidade, ligando o centro cívico a Sabaúna;

2 – Implantação de ciclovias e ciclofaixas que liguem parques e praças da cidade;

3 – Campanha de utilização da ciclovia pelo ciclistas;

4 – Criação de projeto de lei para que empresas disponibilizem bicicletários aos funcionários;

5 – Criação de projeto de lei que inclua no licenciamento de estacionamentos privados a reserva de áreas para biciletários;

6 – Implantação de ciclorrotas “vias compartilhadas” para integrar o sistema cicloviário;

7 – Sinalização cicloviária nas principais vias da cidade;

8 – Implantação do sistema cicloviário protocolado no plano municipal de mobilidade urbana;

9 – Implantação de um bike park em Mogi das Cruzes;

10 – Implantação de uma pista de bicicross próximo ao Ginásio de Esportes;

11- Retorno nas competições de ciclismo organizadas pela cidade;

12 – Criação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.

 

Confira o documento na íntegra:

 

 

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake