Vereador solicita à ARTESP informações sobre fretados

09/06/2016

sessãoO vereador Claudio Miyake, presidente da Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes, vai solicitar à Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) que forneça dados sobre a fiscalização dos veículos que operam sob regime de fretamento na cidade. A medida foi motivada pela tragédia envolvendo a morte de 18 universitários, na noite de 8 de junho, em razão de grave acidente ocorrido na Rodovia Mogi-Bertioga.

 

O transporte coletivo de passageiros sob regime de fretamento é regulamentado e fiscalizado pela ARTESP, nos casos das linhas que extrapolam os limites da região metropolitana. Claudio Miyake defende que o serviço prestado pela agência reguladora é fundamental para garantir mais segurança nas estradas. “Mogi das Cruzes é um município com vocação universitária e são muitos os estudantes que utilizam veículos fretados como meio de transporte. A fiscalização é instrumento importante, que pode inclusive evitar acidentes como a tragédia ocorrida nessa semana”, destaca.
Miyake vai solicitar à ARTESP, por meio de requerimento, que forneça informações sobre o fretado que transportava os estudantes no momento do acidente, com objetivo de verificar se o mesmo operava de forma regular. O vereador também vai pedir que a agência forneça dados sobre o número de veículos fretados em operação em Mogi das Cruzes e um balanço das operações de fiscalização realizadas pela agência na cidade. “Queremos saber qual a média de veículos fiscalizados anualmente, com o número e os tipos de irregularidades encontradas”.

 

O vereador Claudio Miyake lamentou o trágico acidente: “Todos os mogianos receberam com enorme consternação e dor a notícia sobre as mortes dos universitários. As famílias devem ser amparadas, mas não há medida que possa ser tomada para confortá-las nesse momento. A Câmara vai estudar as ações necessárias para auxiliar na prevenção de novos acidentes”.

 

Moção

Na tarde de hoje (9), Claudio Miyake encaminhou ofícios às instituições de ensino com votos de pesar pelo falecimento dos estudantes.

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake