Integração entre trânsito e segurança: avanço!

28/04/2015

“A cidade de Mogi das Cruzes acaba de dar um passo significativo para a melhoria da Segurança Pública. O projeto “Barreiras Eletrônicas”, anunciado nessa terça-feira (28) pela Prefeitura, durante cerimônia da qual participei, no Theatro Vasques, representará não apenas maior modernidade na fiscalização do trânsito mogiano, mas principalmente um novo instrumento de apoio à Polícias Civil e Militar no combate ao crime.

 

Os radares de tecnologia avançada, também conhecidos como “inteligentes”, identificam veículos roubados ou furtados pela placa e enviam as informações à PM, de forma imediata. Essa integração entre os registros dos equipamentos municipais de fiscalização de trânsito e os bancos de dados dos órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo significará maiores índices de prevenção a crimes e solução de delitos, incluindo além de furtos e roubos de carros, possíveis sequestros.

 

Na prática, quem sairá ganhando é a população. O mogiano contará com maior segurança ao transitar e terá a certeza de que a cidade dispõe de um sistema de monitoramento eficiente e estratégico. O novo projeto configura-se, portanto, como prova importante do quão benéfica é a soma de esforços entre os mais diversos órgãos e esferas do Poder Público.

 

A Câmara de Mogi das Cruzes é um dos elos dessa corrente de esforços, cujos resultados foram anunciados ontem. Em junho de 2014, a Comissão Permanente de Segurança e Transportes recebeu ofício assinado pelo delegado de Polícia Seccional, Marcos Batalha, solicitando o empenho e o apoio do Legislativo para para que fossem iniciados estudos para implantação de projeto do tipo no município.

 

No documento, o delegado seccional mencionou o “projeto radar”, implantando com sucesso em Guarulhos, que consiste na captação, em tempo real, de imagens das placas dos veículos com envio automático de alertas aos tablets das viaturas policiais. Marcos Batalha destacou que essa seria “medida de grande importância e imprescindível para auxiliar no combate ao furto e roubo de veículos” em Mogi das Cruzes.

 

Sensível à solicitação do delegado, a Comissão Permanente de Segurança elaborou a moção número 045/14, datada de agosto último, com apelo para que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) determinasse aos setores competentes da Administração Municipal a realização de estudos que viabilizassem a implantação do projeto em Mogi das Cruzes.

 

A moção encaminhada ao Executivo destacava que o projeto significaria o “aperfeiçoamento dos serviços da polícia local e, consequentemente, maior segurança dos munícipes da nossa cidade”.

 

Hoje, tal sugestão sai do campo das ideias para tornar-se realidade. Ganham o Poder Público e a sociedade”.

 

Claudio Miyake

 

Publicado no jornal Mogi News, 05 de maio de 2015. Clique aqui.

 

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake