A base comunitária da Polícia Militar, localizada na praça Oswaldo Cruz, deve ser demolida nos próximos dias, em razão das futuras obras da passagem subterrânea para transposição da linha férrea na região central. A unidade fica localizada na área de interferência da obra e, por este motivo, terá de ser desativada. O presidente da Comissão Permanente de Segurança, vereador Claudio Miyake, encaminhou, durante a sessão ordinária de 11 de agosto de 2015, uma indicação à Administração Municipal solicitando que a reconstrução da base seja prevista no projeto.
A reivindicação foi apresentada ao vereador Claudio Miyake pelo comandante do 17 Batalhão de Polícia Militar, major Eduardo Rangel. Ele esclareceu que a base já está sendo gradativamente desativada. A previsão é de que nos próximos dias a estrutura seja demolida e entre na área do canteiro de obras, que será cercada por tapumes. A expectativa é de que uma nova base seja construída futuramente, em substituição ao prédio antigo.
O major Eduardo Rangel adiantou que já tratou do assunto com o secretário-adjunto de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales. Na manhã da última segunda-feira (10), durante visita do vereador Claudio Miyake à sede do Batalhão, ele solicitou o apoio também à Comissão Permanente de Segurança. Rangel destacou a importância de manutenção da base na área. “Trata-se de uma região estratégica, muito movimentada em razão do comércio forte e da proximidade com a estação ferroviária, terminal de ônibus e pontos de táxi”, apontou.
Em atendimento ao pedido apresentado pela Polícia Militar, o vereador Claudio Miyake elaborou indicação solicitando ao Poder Executivo que sejam providenciados estudos para definição de uma nova localização para a base, assim como para a reconstrução da unidade. “A presença de uma base de apoio da Polícia em áreas de grande circulação também garante a sensação de segurança na cidade. O pedido apresentado pelo comando do 17 Batalhão é bastante justo e tenho certeza de que será atendido pela Prefeitura”, ressalta o vereador.
Obra
De acordo com informações da Prefeitura, no dia 17 de agosto será iniciada a montagem dos tapumes e do canteiro de obras para construção da passagem subterrânea. As obras devem começar na segunda quinzena de setembro. O primeiro túnel deve ser entregue em 12 meses, no dia 15 de setembro de 2016.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados