Na SSP, vereador pede ampliação do efetivo policial

13/03/2017

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, comprometeu-se, na manhã de hoje (9), a analisar de forma aprofundada os pleitos apresentados a ele pela cidade de Mogi das Cruzes. Uma Reunião com secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulocomitiva composta pelo prefeito Marcus Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, o presidente da Comissão de Segurança da Câmara, Claudio Miyake, e  outros vereadores compareceu ao gabinete de Mágino Filho para fazer uma série de solicitações que incluem aumento do efetivo das polícias Civil e Militar e a criação de um núcleo de Segurança no distrito de Jundiapeba. A reunião foi agendada pelo deputado Estevam Galvão, que acompanhou os mogianos no encontro.
A reunião contou com as presenças dos vereadores Antonio Lino, Edson Santos e Marcos Furlan. O presidente da Comissão de Segurança, Claudio Miyake, apresentou ao secretário quatro ofícios para oficializar as solicitações da Câmara. Nos documentos constam os pedidos para que haja o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar, a implantação de um núcleo de Segurança no distrito de Jundiapeba, a criação de bases comunitárias nos bairros da divisa e ampliação do quadro de funcionários do Instituto Médico Legal (IML) de Mogi das Cruzes.
Os ofícios foram recebidos e assinados pelo próprio secretário, que em breve deverá encaminhar as respostas formais. De antemão, no entanto, ele se comprometeu a analisar todas as questões com especial atenção. “O secretário mostrou-se bastante sensível a todos os pleitos e vai analisá-los com o máximo cuidado. Estou certo de que teremos avanços futuros”, destaca o vereador Claudio Miyake.
O prefeito Marcus Melo, que também protolocou ofícios na Secretaria, deixou o encontro com impressões positivas para a continuidade das tratativas entre o município e a Secretaria de Segurança Pública do Estado. “O secretário Mágino foi muito solícito e conhece a realidade de Mogi. Ele atuou na cidade como promotor e sabe de nossas necessidades. Foi um encontro muito positivo, pois acredito que nossas demandas possam ser atendidas”, afirmou.
Sobre o aumento do efetivo, o secretário informou ao grupo mogiano que há possibilidade de chamamento de centenas de delegados, escrivãos e investigadores de polícia que foram aprovados em concurso público e aguardam o preenchimento das vagas. Eles serão encaminhados para diversas regiões do Estado, inlcuindo o Alto Tietê. O IML encontra-se em situação semelhante, já que o Estado aguarda apenas a conclusão do curso já em andamento para sua posterior distribuição dos profissionais em formação.
Para a implantação do núcleo de Jundiapeba, ainda deverá ser necessária a cessão da antiga área ocupada pela Polícia Rodoviária. O terreno pertence ao DER e precisa ser doado à Secretaria de Segurança Pública. Posteriormente, ainda será necessário vencer outros desafios como a elaboração dos estudos e a dotação orçamentária para desenvolvimento do projeto, instalação da unidade e sua manutenção. “É uma questão que ainda deve ser debatida com diversos orgãos da Segurança Pública no Alto Tietê. Mas com o apoio do secretário, estou certo de que vamos avançar”, disse Miyake.
Práximos passos
Claudio Miyake informou que em breve deverá promover reuniões com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para ampliar os debates sobre Segurança Pública em Mogi das Cruzes. A expectativa é de que ainda nesse semestre seja realizado um encontro público com a presença dos Consegs e da população.

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake