“Mais de 14 mil pessoas são diagnosticadas, anualmente, com câncer de boca no Brasil. Além disso, aproximadamente quatro mil brasileiros morrem em razão da doença todos os anos. Os dados alarmantes são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Se não diagnosticado de forma precoce, o câncer de boca pode causar sérios danos físicos e psicológicos ao paciente. É fundamental, portanto, que ao menor sinal de mudança no aspecto dos lábios ou da cavidade bucal, o paciente procure um cirurgião-dentista para que o mesmo realize o exame e, se for o caso, o diagnóstico da doença.
Prevenção também é fundamental. A Organização Mundial de Saúde (OMS) atesta que cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram fumantes – ainda que passivos. Pode-se afirmar, consequentemente, que o uso do tabaco representa o principal fator de risco da patologia.
A relação direta do câncer de boca com o cigarro deve, portanto, ser motivo de reflexão. E a data de hoje é simbólica dentro de tal contexto. Nesse domingo, 31 de maio, é celerado o “Dia Mundial Sem Tabaco”. Ele foi criado oficialmente em 1987, a partir da preocupação da OMS de alertar a população mundial sobre a necessidade de combate ao tabagismo.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) compartilha da mesma preocupação e tem promovido ações diversas de conscientização da sociedade sobre os males do cigarro e, especialmente, os perigos do câncer de boca. Destaca-se o apoio incondicional do Conselho à campanha “Sorria para a Vida”, promovida pela Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas (ABCD) em parceria com a FDI (Federação Dentária Internacional), cujo objetivo principal é a prevenção ao câncer bucal.
O CROSP apoiará sempre políticas públicas que possam inibir o consumo do tabaco. No Brasil e, especificamente no Estado de São Paulo, já há conquistas importantes na área. Esse é o caso, por exemplo, das restrições publicitárias para marcas de cigarros, do aumento nas cargas tributárias que incidem sobre o produto e também da Lei Antifumo.
Outros avanços são necessários, sem dúvida. Mas pequenos gestos também podem ser revertidos em resultados maiores. Faça a sua parte e, a partir de hoje, junte-se a essa corrente positiva de combate ao tabaco!”
Claudio Miyake
Publicado no jornal O Diário, 30 de maio de 2015. Clique aqui.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados