“Hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia do Cirurgião-Dentista. As reflexões sobre a data são positivas. O Brasil concentra 20% dos profissionais de todo o mundo. Em números absolutos, temos aqui a maior quantidade de cirurgiões-dentistas, com cerca de 240 mil registros. Boa parte deles, mais de 80 mil, está no Estado de São Paulo.
A quantidade se reflete também na qualidade. O número significativo de profissionais de Odontologia no país fez surgir um campo científico fértil, além de um mercado robusto e ávido por inovação. O resultado disso é que o Brasil é mundialmente reconhecido como um dos países mais adiantados no que se refere à tecnologia e às novas práticas em Saúde Bucal.
Quanto à assistência à população, nem tudo é totalmente positivo. Pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que ainda é grande a incidência de idosos que já perderam todos os dentes no país. Os números apontam que 41% das pessoas com mais de 60 anos estão nessa situação. Tal cenário é reflexo de um passado em que ainda era difícil o acesso da população aos serviços odontológicos.
A tendência é que esses números evoluam de forma positiva nas próximas décadas, já que entre crianças e adolescentes há registros de estatísticas epidemiológicas muito animadoras. Dados mostram que a proporção das crianças com 12 anos de idade e livres de cárie cresceu de 31%¨para 44% desde 2003. Também houve uma queda de 26% no número de cáries nas crianças dessa faixa etária.
Se o quadro vem evoluindo de forma tão positiva é em razão do amplo esforço dos profissionais e das entidades da classe odontológica no desenvolvimento de ações diversas de valorização da classe e conscientização dos gestores públicos sobre a importância da Saúde Bucal.
Uma dessas importantes ações foi desenvolvida pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) nesse ano de 2015. Em parceria com USP e UNICAMP, viabilizamos o maior estudo do mundo sobre fluoretação de águas, considerado o instrumento mais barato e eficiente no combate à cárie. A pesquisa apontou que mais 70% dos municípios paulistas já realiza o procedimento adequadamente. Aqueles que não o fazem foram notificados pelo Conselho para que possam fazer as devidas correções.
Quem ganha com todo esse cenário é a população que passa a ter mais acesso aos tratamentos odontológicos e melhores condições de saúde bucal. Você, profissional da área, faz parte dessa história.
Hoje posso afirmar que tenho orgulho de ser cirurgião-dentista.”
Claudio Miyake
Publicado no jornal O Diário, 25 de outubro de 2015. Clique aqui.
Publicado no jornal Diário do Grande ABC, 25 de outubro de 2015. Clique aqui.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados