Sim, Mogi pedala!

21/11/2015

“Mogi das Cruzes ganha hoje o projeto Pedala Mogi, um circuito de 2,7 mil metros de extensão, que cortará a região central do município com pontos de partida e chegada no Parque Botyra Camorim Gatti. Ao longo do percurso, devidamente sinalizado, os mogianos poderão apreciar vários pontos importantes da cidade. O Pedala Mogi acontecerá aos domingos, das 8h às 13 horas, até 16 de fevereiro.

 

Muito mais que um projeto que alia mobilidade urbana, cultura, esporte e lazer, o Pedala Mogi é um demonstrativo claro de que estão se potencializando na cidade novos conceitos. Fica evidente a valorização do transporte limpo e politicamente correto. Mais bicicletas nas ruas significa menos trânsito, menos poluição e mais qualidade de vida.

 

Tais conceitos já são estimulados nas principais cidades europeias, onde as bicicletas são comuns. No Brasil, começamos a enxergar, de fato, esta nova mentalidade. Há iniciativas importantes como o projeto do Governo do Estado de São Paulo que permite o uso das bikes nos vagões do Metrô e da CPTM e ainda o empenho de diversos municípios na ampliação da malha cicloviária.

 

Em Mogi das Cruzes, as bicicletas são utilizadas por milhares de trabalhadores todos os dias. Também temos aqui inúmeras rotas turísticas, sendo que é crescente o número de esportistas e ciclistas de lazer. O Poder Público Municipal já entendeu a importância desse público, inclusive para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável. E os avanços na área vão muito além do Pedala Mogi.

 

Estamos passando por um importante momento, de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, que vem sendo acompanhada de perto pela Comissão Permanente de Transportes da Câmara. O documento deverá, obrigatoriamente, prever a construção de novas ciclovias e ciclofaixas e ainda a viabilização de estudos para a implantação de ciclorrotas na cidade. A previsão é de que seja dobrada a extensão de vias adequadas ao ciclismo.

 

Todas essas questões ganham vida porque há mogianos por trás delas. A cidade possui diversos grupos de ciclistas, que juntos formam o Coletivo MTB e estão alinhados nesse grande movimento. Eles participaram ativamente das discussões do Plano de Mobilidade Urbana. Merecem e devem continuar sendo ouvidos. É graças a eles que hoje podemos afirmar: Sim, Mogi pedala!”

 

Claudio Miyake

 

Publicado no jornal O Diário, 22 de novembro de 2015. Clique aqui.

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake