O CROSP e a proteção à Saúde Bucal da população

02/04/2017

“O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), assim como as autarquias de todos os demais estados brasileiros, tem como principal função a fiscalização da ética e do exercício legal da profissão. As ações fiscalizatórias revertem-se diretamente na formação de um ambiente favorável à atuação dos cirurgiões dentistas e, consequentemente, na maior valorização da profissão. Ao final do processo, o que observamos é também um enorme serviço público, de proteção à Saúde Bucal e ao bem estar da população.

 

Um dos exemplos mais recentes da atuação do CROSP visando à proteção da sociedade foi a assinatura do Termo de Cooperação com a plataforma de compras online Mercado Livre. A empresa e o Conselho firmaram parceria no mês de fevereiro para combater a venda de produtos odontológicos irregulares. O acordo resultou na remoção de mais de 200 anúncios de itens que poderiam colocar em risco a saúde dos pacientes, por serem falsos ou vendidos sem a prescrição odontológica, prática proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS).

 

A maior parte dos anúncios removidos referia-se à comercialização de clareadores dentais em formatos diversos como, por exemplo, os kits, géis, canetas e até mesmo soluções caseiras. Todo esse material, se usado sem indicação profissional, pode causar sérios danos à boca dos pacientes. Portanto, a remoção dos anúncios é motivo de comemoração. A intenção do Conselho é utilizar a cooperação com o Mercado Livre como exemplo para que novas parcerias do tipo possam ser firmadas, sempre com os objetivos de assegurar o cumprimento das legislações vigentes, valorizar a Odontologia e proteger os cidadãos.

 

Ações semelhantes também estão sendo realizadas no combate à venda de produtos ortodônticos falsos e de materiais piratas para implantes. O CROSP flagrou diversos casos de pessoas leigas colocando aparelhos ou realizando cirurgias para colocação de implantes. Em razão disso, foram firmadas parcerias com a Polícia Civil de São Paulo que, conjuntamente com as equipes de fiscalização do Conselho, tem fechado o cerco à comercialização do material pirata e aos indivíduos que exercem a profissão de forma ilegal.

 

Para que nossa luta tenha efetivo sucesso, precisamos contar com a conscientização da população no entendimento de que a compra de tais produtos é muito prejudicial. Cada cidadão que adquire os produtos ilegais contribui para manter vivo o mercado irregular e coloca em risco a Saúde Bucal de milhões de brasileiros. Os cirurgiões dentistas, no cotidiano de trabalho dentro dos consultórios e clínicas, podem ser multiplicadores dessa mensagem de combate à comercialização de produtos odontológicos falsos ou irregulares.

 

Já temos motivos para comemorar. Juntos, podemos avançar ainda mais!”

 

Claudio Miyake, cirurgião dentista e presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP)

 

Publicado no Jornal O Diário, 18 de março de 2017. clique aqui

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake