Claudio Miyake

Cuide-se! 45% das doenças cardíacas tem origem na saúde bucal

12/12/2019

Pesquisa realizada pelo Instituto do Coração (Incor) revelou dados alarmantes sobre a relação entre os cuidados com a boca e a saúde do coração. O estudo mostrou que 45% das doenças cardíacas e 36% dos óbitos oriundos de problemas do coração tem origem na cavidade bucal.

 

Problemas como cáries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas (gengivites), restos de dente e abscessos dão origem a bactérias que podem entrar na corrente sanguínea onde se fixam aos vasos sanguíneos e aumentam o risco de doença cardiovascular.

 

Por isso o cuidado com a saúde bucal deve ser meticuloso e contínuo. É muito importante uma boa higienização bucal, com o uso da escova de dentes ao menos três vezes ao dia, aliado a limpeza da língua e o uso diário do fio dental. Também deve-se ter atenção a alguns sintomas: gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas ao toque, sangramento ao se alimentar, usar a escova ou fio dental, pus ou outros sinais de infecção em volta da gengiva e dos dentes, retração da gengiva, mau hálito, gosto ruim na boca e dentes com mobilidade.

 

Além desses cuidados, a visita regular ao cirurgião-dentista é fundamental. Este é o profissional capacitado para identificar algum problema e dar todas as orientações que farão bem para a saúde da boca e, consequentemente, do coração.

 

Fonte: Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
http://www.fo.usp.br/?p=48181



Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake