Miyake faz homenagem aos Canarinhos do Itapety

12/07/2017

 

image1O Coral Canarinhos do Itapety completou 15 anos de existência no primeiro semestre de 2017. O projeto já atendeu a milhares de crianças e adolescentes moradores de bairros periféricos de Mogi das Cruzes, bem como alunos da rede municipal de ensino, criando oportunidades para inclusão social e acesso à música. Em razão do aniversário, a Câmara de Mogi das Cruzes aprovou moção de aplausos e congratulações aos idealizadores e atuais responsáveis pelo projeto. A homenagem é de iniciativa do vereador Claudio Miyake e foi aprovada por unanimidade por todos os demais parlamentares.

Na moção, Claudio Miyake destaca que o coral foi implantado no ano de 2002 durante a gestão de Junji Abe; por meio da Secretaria de Cidadania e Ação Social que na época estava sob comando do secretário José Luiz Freire de Almeida. O projeto teve continuidade no governo de Marco Beratiolli, que durante oito anos investiu no projeto e o ampliou. Atualmente, a gestão de Marcus Mello tem valorizado e dado continuidade às ações. O vereador ainda reconhece na moção o esforço e trabalho da maestrina Solange Urbano, na coordenação das ações, e da professora Eny Sato.

Também fazem parte do projeto a Banda Boigy e a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, que atualmente estão sob coordenação do maestro Lelis Gerson e, nos primeiros anos do projeto, também já foram conduzidas pelo maestros Marcelo Jardim e sua esposa Simone Santos. Ainda foi a partir do projeto que surgiram os programas “Música na Rede – Canarinhos nas Escolas” e “Música na Rede – Canto Coral nas Escolas”. “Os Canarinhos do Itapty são um demonstrativo claro de como a cultura pode ser uma importante ferramenta de transformação social”, destaca Miyake.

Ao longo dos anos, os Canarinhos do Itapety já se apresentaram ao lado de grandes nomes da música nacional, como Guilherme Arantes, Juca Chaves, Gal Costa, Arthur Moreira Lima, Ivan Lins, Moraes Moreira, Toquinho, Milton Nascimento, Flavio Venturini, Lô Borges, Elba Ramalho, Fabio Júnior, Jorge Vercíllo, Palavra Cantada, Daniel e Victor & Léo. O coral já produziu seis CDs e um DVD com canções em mais de 10 idiomas diferentes.

O projeto foi também foi reconhecido inúmeras vezes fora de Mogi das Cruzes, sendo que foi indicado duas vezes ao Prêmio Jovem Brasileiro, foi finalista do Prêmio LIF de Sustentabilidade da Casa França-Brasil e também foi selecionado, por nove anos, para se apresentar no Gran Finale – Festival de Coros Infantis.

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake