A Comissão Permanente de Segurança da Câmara de Mogi das Cruzes promoveu, na tarde de hoje (30), uma reunião com o secretário municipal de Segurança, coronel Paulo Roberto Madureira Sales. O encontro faz parte de um ciclo de atividades promovido pelos vereadores com objetivo de buscar melhores soluções de Segurança Pública para a cidade, por meio da integração das forças policiais, Poder Executivo e Câmara Municipal. Durante a reunião, o secretário detalhou diversos investimentos previstos para a Guarda Municipal já nesse primeiro ano da gestão do prefeito Marcus Melo.
O secretário compareceu à Câmara acompanhado do diretor da Defesa Civil, Walter Torquato. A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão de Segurança, Claudio Miyake, e os membros dela, Mauro Margarido e Diego Amorim, e também contou com as presenças dos vereadores Edson Santos, Jean Lopes, Protássio Nogueira e Rodrigo Valverde. Todos apresentaram questionamentos ao secretário que, posteriormente, traçou um panorama geral sobre a situação atual da Guarda Municipal e projetos futuros, com previsão para implantação nos próximos meses.
Sales informou que estão sendo realizados estudos para possível ampliação da rede de monitoramento, por meio de parcerias com a iniciativa privada e entidades do município. A ideia é conectar as câmeras de segurança instaladas por condomínios, associações da zona rural e órgãos do comércio e da indústria com o sistema da Central Integrada de Emergências Públicas (CIEMP). “Nesse caso, seria necessária a instalação de câmeras compatíveis com o nosso sistema. Estamos concluindo os estudos para verificar se o projeto tem viabilidade técnica para implantação, especialmente no que se refere à transmissão das imagens que é feita por fibra ótica”, disse.
Também estão sendo realizadas diversas ações para que as novas regras do estatuto da Guarda Municipal, aprovadas pela Câmara em 2016, sejam colocadas em prática. De acordo com Sales, uma psicóloga já iniciou os trabalhos necessários no processo de armamento dos guardas municipais. Eles ainda vão passar por cursos teóricos e práticos, sendo que para isso estão sendo firmadas parcerias com a Polícia Civil. A previsão inicial é de que as atividades sejam concluídas até o final do ano. “Temos enorme preocupação com esse período de capacitação. Uma vida vale muito e não queremos correr qualquer risco. Só serão armados aqueles guardas que estiverem bem preparados”, disse o secretário.
Além disso, ainda está prevista a realização de um concurso público para contratação de novos guardas municipais. De acordo com o Sales, atualmente o efetivo é de 188 homens, mas legalmente a Guarda Municipal pode ser composta por até 273. Ainda entre os investimentos futuros está a aquisição de seis novas viaturas, sendo que parte dos recursos é advinda de emenda parlamentar do então deputado federal Junji Abe. Para concluir, Sales destacou que a Guarda realiza amplo atendimento no município, incluindo escolas, jogos esportivos, parques municipais, próprios públicos, entre outros.
O presidente da Comissão Permanente de Segurança, Claudio Miyake, fez um balanço positivo dos debates com Sales. Ele informou que o próximo passo será a realização de um encontro com os representantes dos Conselhos Municipais de Segurança (Consegs). A reunião ocorrerá na próxima terça-feira, dia 4 de abril, a partir das 17h30 na Câmara. “Vamos dar continuidade às discussões e, ao final, faremos um grande evento com a presença dos principais agentes de Segurança do município. Nossa intenção é buscar soluções para uma cidade cada vez mais segura”, destacou Miyake.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados