Com o objetivo de ampliar a participação da população nos debates sobre Segurança Pública, a Câmara de Mogi das Cruzes realizou, nos dias 27 de outubro e 10 de novembro, o ciclo de palestras “Comunidade Segura”. O evento envolveu os Conselhos de Segurança (Consegs) e as principais autoridades da área em um amplo debate, aberto ao público. A iniciativa é da Comissão Permanente de Segurança da Câmara, presidida pelo vereador Claudio Miyake. Ao final do ciclo de palestras, foi elaborado um documento com as propostas e sugestões dos mogianos para encaminhamento aos órgãos competentes.
O vereador Claudio Miyake explica que atualmente as discussões sobre o cenário da Segurança no município estão concentradas nos Consegs, mas que ainda é baixa a participação popular nas reuniões promovidas por eles. O ciclo de palestras da Câmara reuniu os Consegs de Cesar de Souza, Braz Cubas e Jundiapeba, além de representantes das polícias Militar e Civil, Secretaria Municipal de Segurança e OAB, entre outros órgãos ligados à área. “Cidadania se constrói com participação popular. Queremos abrir as portas do Legislativo para que os mogianos sintam-se motivados e tenham a oportunidade de debater a Segurança diretamente com as autoridades competentes”, destaca.
O ciclo de palestras ocorreu no auditório da Câmara de Mogi das Cruzes. No dia 27, o evento foi aberto com a palestra do presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcelo Inocêncio, que abordou o tema da redução da maioridade penal. Em seguida, foi a vez do secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, que falou sobre a responsabilidade do município na Segurança Pública. Por fim, os representantes dos Consegs de Braz Cubas e Cesar de Souza fizeram suas explanações.
O ciclo de palestras teve continuidade no dia 10 de novembro e foi aberto com a palestra do delegado seccional de Mogi das Cruzes, Marcos Batalha, que falou sobre a importância do Conseg para a Segurança Pública. O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, coronel Eduardo Rangel, ministrou palestra logo a seguir, com o tema “Gestão para redução da criminalidade – 17º BPM/M e a Comunidade Mogiana agindo em conjunto”. A terceira apresentação ficou à cargo do Conseg de Jundiapeba. Ao final das palestras, nos dois dias, foi aberto espaço para fala dos cidadãos presentes.
Após todas as apresentações e debates, haverá o encerramento oficial do ciclo de palestras. “Vamos reunir todas as propostas e sugestões que surgirem no evento para elaboração de um documento a ser enviado às autoridades responsáveis pela Segurança nas esferas municipal e estadual. A intenção é que possamos contribuir objetivamente para uma comunidade mais segura”, afirma Miyake.
Ciclo de Palestras – Comunidade Segura | |
Dia 27 de outubro | Dia 10 de novembro |
1ª Apresentação
Tema: Redução da maioridade penal Responsável: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
2ª Apresentação Tema: Responsabilidade do Município na segurança Pública Responsável: Secretária Municipal de Segurança
3ª Apresentação Consegs de Braz Cubas e Cesar de Souza
Debate
|
1ª Apresentação
Tema: CONSEG e sua importância para a Segurança Pública Responsável: Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes
2ª Apresentação Tema: Gestão para redução da criminalidade – 17º BPM/M e a Comunidade Mogiana agindo em conjunto Responsável: 17º Batalhão da Polícia Militar
3ª Apresentação Conseg de Jundiapeba
Debate
Encerramento do ciclo
|
Realização: Comissão Permanente de Segurança da Câmara de Mogi das |
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados