Comissão de Transportes visita garagens de ônibus

17/08/2015

 

garagen1A Comissão Permanente de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes solicitou, no dia 17 de agosto de 2015, ao secretário municipal de Transportes e aos representantes das empresas concessionárias de Mogi das Cruzes, que seja providenciada a ampliação da rede de recarga dos cartões SIM (Sistema Integrado Mogiano). O pedido foi realizado durante visita às instalações da CS Brasil e será reforçado, de forma oficial, por meio de indicação a ser apresentada durante a sessão ordinária dessa terça-feira (18) na Câmara. A expectativa é de que os primeiros esforços nesse sentido aconteçam em breve, com instalação de terminais de autoatendimento para recarga.

 

Acompanhados do secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, o vereadores Claudio Miyake (PSDB), presidente da Comissão de Transportes, e Induigues Martins (PT), membro, estiveram na garagem da CS Brasil para conhecer o funcionamento operacional do sistema. Eles foram recebidos pelo diretor executivo da JSL, Adriano Thiele, o gerente de operações da CS Brasil, Jairo Lopes, o gerente regional da Princesa do Norte, Luiz Antonio Mendes. Durante a visita, Miyake destacou a importância de ampliação da rede de recarga do cartão SIM, iniciativa que pode deixar os embarques mais rápidos e as viagens mais seguras.

 

O secretário Xiol informou que a atualmente apenas 20% dos embarques são com pagamento em dinheiro e que a intenção é reduzir esse índice para um dígito apenas.  O vereador Claudio Miyake destaca que a meta só será alcançada quando houver aumento significativo dos pontos de recarga. “As pessoas só vão utilizar o cartão se a recarga for rápida e prática. Elas precisam recarregar o cartão perto de suas casas, nos próprios bairros. Várias cidades, como Sorocaba, Santos e Campinas, já conseguiram resultados positivos. Mogi das Cruzes deve caminhar na mesma direção”, ponderou Miyake.

 

Adriano Thiele informou que já existe a intenção de ampliar a rede de recarga. A primeira medida deverá ser a instalação de terminais de garagen2autoatendimento para recarga dos cartões em locais de grande concentração de público. Segundo ele, os primeiros equipamentos deverão ser instalados em breve, em fase de testes, nos terminais Central e Estudantes. Em seguida, novas unidades serão espalhadas pela cidade, em locais como o shopping e as universidades.

 

O diretor da JSL afirmou ainda que o uso de outras tecnologias, além dos terminais de autoatendimento, vem sendo estudado. “Sabemos que não oferecemos um serviço de primeiro mundo, ainda há muito a evoluir. Mas tenham certeza de que tudo o que pudermos fazer, para inovar e melhorar, será feito. Minha principal dívida com a Secretaria de Transportes hoje é justamente a ampliação dos pontos de recarga e já estamos tomando providências”, disse o diretor aos vereadores.

 

Comissão entrega pedidos de cidadãos

A Comissão Permanente de Transportes realizou hoje (17) a entrega, à Administração Municipal, de uma tabela com a relação de todas os pedidos encaminhadas pelos munícipes no e-mail transportepublicomogi@gmail.com. O ofício com pedido de providências foi entregue pessoalmente pelo presidente da Comissão, vereador Claudio Miyake (PSDB), ao secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, durante a vistoria na CS Brasil. A partir desta terça-feira (18), o encaminhamento das queixas e sugestões ocorrerá diariamente.

 

Os e-mails vêm sendo recebidos pela Comissão desde o início do mês. As mensagens relatam principalmente atrasos nos itinerários e quebras de ônibus. O secretário Xiol recebeu o documento e comprometeu-se a encaminhar as repostas. O vereador Claudio Miyake ainda fez um pedido aos representantes das concessionárias para que os casos mais urgentes sejam informados diretamente a elas, de forma que possam ser tomadas as providências. “O importante é que as pessoas possam receber respostas de forma rápida”, destacou o vereador.

 

Chegou a hora de somar forças para fazer a diferença!

Claudio Miyake