A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes entregou, no dia 13 de novembro de 2015, título de cidadão mogiano ao jornalista Castro Alves Bruno. A homenagem é uma iniciativa dos vereadores Cláudio Miyake (PSDB) e Emerson Rong (PR). Paulistano, o profissional de comunicação é também radialista, tendo prestado, durante vários anos, serviços em prol de benefícios da Cidade.
O Plenário Doutor Luiz Beraldo de Miranda ficou lotado de colegas, amigos, familiares e autoridades, com um público de mais de 200 pessoas. Da mesa diretiva, participaram o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), o vice-prefeito, Antonio Cuco Pereira (PSDB), Mara Bertaiolli, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Junji Abe (PSD), ex-prefeito e ex-deputado federal e Marcos Batalha, delegado seccional de Mogi das Cruzes, além de diversos vereadores.
Claudio Miyake elogiou o envolvimento do jornalista com a honraria concedida. “O jornalista Castro Alves verdadeiramente conquistou o título de Cidadão Mogiano. Aqui cresceu, criou seus filhos, construiu sua carreira. E a cada dia demonstra sua gratidão e amor pela cidade, demostrando dedicação incansável aos projetos que desenvolve na Prefeitura. Ele não tem inimigos, cumprimenta a todos, está sempre com um sorriso no rosto. Aliás, aqui está mais parecendo o Itaquerão, de tão lotada que a Câmara está”, brincou, arrancando gargalhadas da plateia, já que o homenageado torce para o Corinthians.
Miyake também brincou convidando o público a anunciar o profissional com o jargão usado pelo próprio locutor. “Agora com vocês, o meu, o seu, o nosso grande jornalista: Castro Alves: o mais novo cidadão mogiano”.
Castro Alves finalmente fez uso da palavra. “Aqui estão as pessoas que eu gosto, que eu amo. Fui mesmo entregar o convite pessoalmente. Que noite maravilhosa vocês estão me proporcionando. É um sonho a noite de hoje. Deus me colocou aqui. Amo esta Cidade, que me deu oportunidade de trabalhar nas plantações de batata, nas flores, na Komatsu, na Elgin, na Rádio Diário de Mogi e na Prefeitura. Cheguei aqui num momento de tristeza, quando tinha perdido meu pai, Dival. Sou mogiano, com muito orgulho e com muito amor”.
Biografia
Castro Alves é filho de Lourdes Alves Bruno, mogiana, e de Dival Alves Bruno, natural do Rio Grande do Norte. Ele nasceu em 25 de novembro de 1961 no bairro da Bela Vista, na Capital. Aos 11 anos de idade, após perder o pai, mudou-se para Mogi das Cruzes, onde trabalhou na lavoura até os 17 anos. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas (UBC). Ainda na faculdade, conseguiu o primeiro emprego na extinta Rádio Diário de Mogi. Em 1991, tornou-se repórter no jornal O Diário de Mogi.
No ano de 2001, Castro Alves começou a atuar na Administração Municipal, a convite do então prefeito Junji Abe. Manteve-se no serviço público durante os dois mandatos do prefeito Marco Bertaiolli. Destaca-se pela dedicação ao projeto Rua Feliz, que leva atividades de lazer e de serviços às comunidades mais carentes da cidade. O jornalista também é mestre de cerimônias da Prefeitura, tendo apresentado mais de 800 eventos, entre inaugurações, desfiles e o tradicional Carnaval da Avenida Cívica.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados