Até o mês de outubro, deve ser alcançada a marca de um smartphone per capita entre os cidadãos brasileiros. E se a tecnologia está ao alcance das mãos das pessoas, ela deve ser utilizada como ferramenta de solução para a mobilidade urbana. Isso é o que defende o engenheiro Jurandir Fernandes, ex-secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e atual coordenador do Conselho Assessor de Transportes e da Mobilidade Urbana do Sindicato dos Engenheiros. Ele esteve em Mogi das Cruzes na noite de hoje (25) e ministrou a palestra “A mobilidade desejada – tendências”.
O evento foi realizado no auditório da Câmara de Mogi das Cruzes a partir de uma parceria entre a Delegacia Sindical do Sindicato dos Engenheiros no Alto Tietê, sob o comando do engenheiro Mário Gallego, e a Comissão Permanente de Transportes da Câmara, presidida pelo vereador Claudio Miyake. “O Poder Legislativo possui papel fundamental no que se refere à mobilidade urbana. Precisamos debater o assunto com visão de futuro para que possamos buscar as melhores soluções e fazer as adaptações necessárias na legislação municipal. O importante é entender as demandas da população para melhor atendê-la”, destacou Miyake.
Entre os temas abordados no evento estavam o impacto da Internet no transporte público de passageiros e o uso do cartão eletrônico e do GPS para auxiliar os cidadãos na locomoção. A palestra também falou sobre as questões que envolvem a regulamentação dos aplicativos de transporte sob demanda individual ou coletiva. Além disso, o ciclismo ganhou destaque como uma das formas de transporte mais adequadas para a mobilidade.
Jurandir Fernandes ainda destacou que, embora fundamental, a inovação e o uso da tecnologia em transporte público não são suficientes para que sejam solucionados os problemas nas cidades de médio e grande porte. Para ele, é necessário haver investimentos. “É claro que precisamos de investimento em infraestrutura, mas estamos em um momento de crise com mais de 3 mil grandes obras paradas no país. Então podemos trabalhar com aquilo que temos em mãos, que é a Internet e a tecnologia”, apontou.
Diversas autoridades compareceram ao evento, entre elas o vice-prefeito, Juliano Abe, e o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel, e o presidente da Câmara, pastor Carlos Evaristo. Muitos vereadores também estavam presentes, incluindo Diego de Amorim, o Diegão, e Mauro Margarido, o Maurinho do Despachante, que são membros da Comissão de Transportes, além de Pedro Komura, Antonio Lino, Rodrigo Valverde, Edson Santos, Emerson Rong, Caio Cunha, Jean Lopes e José Francimário, o Farofa.
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados