O governo do Estado de São Paulo inaugurou, no dia 3 de abril de 2016, a Rota da Luz, projeto que integra o Caminha São Paulo, programa da Secretaria de Turismo do Estado. A nova rota pretende dar mais segurança aos fieis que caminham até a basílica nacional de Aparecida. O lançamento do projeto contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e a primeira dama Lu Alckmin. O vereador Claudio Miyake e o prefeito Marco Bertaiolli realizaram o percurso até o distrito de Luiz Carlos, em Guararema.
A rota começa no Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Mogi, e passa por um total de nove cidades, terminando em Aparecida. “Hoje começa a Rota da Luz, onde os peregrinos poderão ir até a Aparecida, que é centro de peregrinação religiosa da América Latina, e poderão fazer com mais segurança. Uma viagem exterior muito bonita ao lado de fazendas de café, de leite, cachoeiras, matas, flora, fauna. São 194 km de caminhada por estradas vicinais ou estradas rurais”, disse o governador.
Todo o percurso recebeu sinalização com placas indicativas e os caminhantes poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser scaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site da Rota da Luz SP.
O vereador Claudio Miyake destaca a importância do projeto. “Essa era uma reinvindicação antiga dos peregrinos, que antes faziam o caminho no acostamento de rodovias muito movimentadas. Além de mais segura, a rota permite a contemplação e a meditação. Para Mogi das Cruzes, o projeto é muito importante porque dá visibilidade à cidade e promove nosso turismo”, disse.
Veja fotos:
Claudio Yukio Miyake Vereador 2023 - Todos os direitos reservados